Manual MSD

Please confirm that you are a health care professional

honeypot link

Sobre os Manuais MSD

Última modificação do conteúdo jul 2022

Publicado pela primeira vez em 1899 como um pequeno livro de consulta para médicos e farmacêuticos, tanto o tamanho como o âmbito do Manual aumentara m, fazendo com que se tornasse um dos recursos médicos mais utilizados por profissionais e consumidores. À medida que o Manual evoluiu, foi ampliando cont inuamente o alcance e aprofundando as informações disponibilizadas de modo a refletir a missão de oferecer as melhores informações m& eacute;dicas da época para o maior número possível de utilizadores, incluindo profissionais, médicos e alunos de medicina, veterinári os e alunos de veterinária, e consumidores.

A nossa missão

Acreditamos que o acesso a informações sobre saúde é um direito universal e que todos têm o direito de receber informaçõ es médicas exatas, acessíveis e úteis. Também acreditamos que temos a responsabilidade de proteger, preservar e partilhar as melhores inform ações médicas da atualidade para ajudar a tomar decisões mais informadas, valorizar os relacionamentos entre doentes e profissionais e melho rar os resultados dos cuidados de saúde em todo o mundo.

A cumprir a nossa missão

verdades simples

Books for Africa

Books for Africa

Por meio de parcerias e organizações, como a Books for Africa, a equipa responsável pelos Manuais doou mais de 200 000 cópias das versões para Profissionais de Saúde e de Saúde para a Família dos Manuais, para serem distribuídos a médicos, enfermeiros e as sistentes de saúde comunitários em países em desenvolvimento.

Como sinal do nosso profundo compromisso para com o acesso mundial a informações médicas e a melhoria da saúde mundial, os Manuais est ão a ser adaptados para formato digital, estando à disposição de profissionais de saúde e doentes gratuitamente.

Temos mantido uma iniciativa de difusão de informações em países em desenvolvimento há décadas. Por meio de parcerias com orga nizações, como a Books for Africa, doámos mais de 200 000 cópias das versões para Profissionais de Saúde e de Saúd e para a Família dos Manuais para organizações não-governamentais (ONGs) para serem distribuídos a médicos, enfermeiros e assi stentes de saúde comunitários em países em desenvolvimento.

Em 2015, demos início à nossa mais abrangente iniciativa de difusão de conhecimentos até hoje, o Conhecimento Médico Mundial. Através desse projeto mundial, os Manuais têm como objetivo colocar as melhores informações méd icas atuais à disposição de até três mil milhões de profissionais de saúde e doentes por todo o mundo até. Como parte desse projeto, todas as traduções dos Manuais estarão disponíveis na Internet e serão mantidas atualizadas.

Independência editorial 

Os Manuais são o resultado de uma colaboração entre centenas de especialistas médicos por todo o mundo, um comité editorial independe nte de revisão por pares e a nossa equipa de redação formada por médicos e escritores médicos profissionais. Desde há mais de cem anos, temos tido uma independência editorial total para podermos apresentar as melhores opiniões atuais sobre diagnóstico e tratamento mé dico, e não fazemos de nenhuma forma a promoção ou publicidade de produtos MSD. Para garantir a ausência de uma parcialidade comerci al ou empresarial, os autores e os revisores por pares não podem ser funcionários da Merck & Co., Inc., sedeada em Rahway, NJ, EUA, nem podem ser promotores dos nossos produtos farmacêuticos ou representar de alguma maneira a empresa. Embora a equipa de redação integre a equipa de funcion&aacu te;rios da Merck & Co., Inc., sedeada em Rahway, NJ, EUA, nenhum tipo de controlo, revisão ou mesmo opinião sobre o conteúdo dos Manuais &e acute; permitido a qualquer outra parte da nossa empresa, incluindo os setores de pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing, relações públicas , jurídico e equipa administrativa.

Credibilidade 

Muitos critérios foram apresentados para caracterizar o que faz de um site uma fonte de referência credível, e esta questão tem sido muito debatida offline e online1,2,3,4. Assim sendo, o Manual foi concebido tendo em conta os critérios consensuais existentes para criar um lembrete fácil de recordar que levaria as pessoas à procura de informações de saúde online a reconhecer a POSIÇ&Atild e;O do site relativamente às mesmas. 

Lacuna no c onhecimento médico mundial

Duas décadas de pesquisas documentaram uma crise cada vez maior nos conhecimentos médicos, que afeta de maneira negativa a capacidade de as pessoas tomare m decisões de saúde informadas, prejudica os relacionamentos entre doentes e profissionais e cria barreiras para a obtenção de melhores resu ltados de saúde nos EUA e em todo o mundo.

Fonte

: A fonte cita autoridades reconhecidas e fornece as suas credenciais?

Transparência

: É evidente e óbvio se a missão do site é educacional ou comercial?

Acessibilidade

: Está o site disponível sem necessidade de registo e existe forma de os utilizadores nos contactarem c om dúvidas ou preocupações?

Neutralidade

: A informação é disponibilizada apenas como um recurso? O site beneficia financeiramente do que o s seus utilizadores fazem (tal como a compra de produtos ou visitar sites anunciados)?

Documentação

: O site é atualizado quando necessário por médicos especialistas reconhecidos?

Segurança

: Os utilizadores podem aceder ao conteúdo sem dar informações pessoais?

O Manual irá fazer o seu melhor para CUMPRIR com estes critérios. Os nossos mais de 300 autores são todos especialistas reconhecidos nas suas &aacu te;reas de atuação. O seu nome e credenciais são listados em cada um dos seus tópicos e numa página de contribuidor, e todos tentam a tualizar os seus tópicos de forma regular. A ausência de taxas de registo, anúncios, ou vendas de produtos ou promoções de qualquer ti po, assim como o nosso processo editorial que utiliza autores externos e revisores faz com que seja clara a veracidade da Declaração de Missão dos Manuais e que a nossa missão é puramente a de ser um recurso educacional. O Manual não requer o registo do utilizador e não recolhe dados pe ssoais dos utilizadores; Não o contactamos, mas há uma ligação "contacte-nos" no rodapé de cada página.

Recursos
  1. Rede Nacional de Bibliotecas de Medicina
  2. Biblioteca Nacional de Medicina, Medline Plus
  3. Nccih.nih.gov
  4. Associação das Bibliotecas M&ea cute;dicas